quinta-feira, 15 de março de 2007

Atividade: podcasting - Jornalismo Noite

Meus caros. Na atividade de hoje, vocês postam comentários sobre os podcasts que consideraram mais interessantes, dentre aqueles que foram pesquisados. Cinco programas por grupo é um bom número.
Façam uma análise cuidadosa de cada um. Apontem o que vocês procurariam adaptar para um podcast próprio, e o que evitariam utilizar.
Justifiquem, do ponto de vista jornalístico, por que consideram positivos ou negativos
os elementos apontados.

Boa pesquisa. Boa análise.

15 comentários:

Anônimo disse...

Atividade sobre podcast

Grupo: Mariana Felippe de Oliveira, Xenda Amici e Ivo Felipe.

PodBrasil, canal de Cultura, com Marisa Morrone Carillo.
Achei esse podcast bem legal, pois ele aborda a programação cultural, que é algo que me interessa bastante. Achei bom porque Marisa procura colocar programas de todo o Brasil e faz comentários sobre cada um, não fica uma informação vaga. Além disso, é separado em setores: cinema, teatro, música, dança, livros. Se fosse fazer um podcast desse tipo, com certeza o faria focado para Santos, por ser a nossa cidade - o de Marisa aborda as grandes capitais. Outra característica que gostei é que ela cita uma sugestão de ouvintes. Isso sempre gera uma aproximação entre ouvinte e produtor de notícia. Possui uma linguagem séria, voltada para um público adulto, sem dúvidas.

PodBrasil, Mundo Estranho Podcast. Entrei nesse podcast porque adoro essa revista, sempre traz coisas muito legais em suas matérias. Esse canal é mais extrovertido, assim como a publicação impressa. É apresentado por dois homens (Marcel Nadale e Onça) e eles fazem várias piadas durante a gravação. A linguagem é simples, com gírias; creio que se destina aos jovens. De maneira despretensiosa, os apresentadores falam sobre assuntos diversos, como jogos, lançamentos do cinema, televisão, música, entre outros assuntos. Há inserções para falar sobre o conteúdo da revista do mês. Para fazer um podcast com esse tema, curiosidades gerais, acho que tem que ser dessa forma mesmo, irreverente.

Mariana Felippe de Oliveira.

Eduardo Henrique disse...

Podcast

RIO 8 HOT NEWS

Artista da gravadora, além disso, a cada semana, um convidado. Música, entrevista e opiniões.
link: http://podcast.terra.com.br/rio8.xml

Podcast Ilha Latina

Da Cantora do mim, Mariana Eva, em um novo podcast (ela é famosa pelo podcast no site http://www.mim.com.br), agora, só com rock latino
link:
http://oglobo.globo.com/podcasting/arquivos/ilhalatina.xml

Miscelânea Vanguardiosa

Em formato de blog, tem a temática sobre a música instrumental brasileira. Atualmente, conta com mais de 30 arvivos.
Link
http://www.miscelaneavanguardiosa.blogspot.com/

Frente

Projeto do Henrique Portugal, tecladista do Skank, sobre arte independente. Música e artes plásticas.

Link
http://www2.uol.com.br/frente

Trama Virtual

Novidades no cenário independente brasileiro. REgado de músicas, mas com dicas de zines, shows e novidades.
Link:
http://rss.musica.uol.com.br/tramavirtualpodcast.xml

MMRecords

Podcast da gravadora carioca.

Link:
http://www.mmrecords.com.br/

Cinemando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cinemando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cinemando disse...

Podcasts:

- PODBR, Achados e Peridos:
(http://www.atlanticahotels.com.br/atlantica/achadoseperdidos/estrutura.asp)

Esse podcast, que é apresentado pelo jornalista Marcelo Tas, traz historias engraçadas que acontecem em vários hotéis do Brasil. O interessante é que ele conta as histórias usando efeitos sonoros para envolver o ouvinte, como nas rádio-novelas de antigamente. No fim da narração,há sempre um depoimento de quem enviou a história. Gostoso de ouvir, por ter um linguagem facil de ser entendida, atingi todos os públicos.

- PODBRASIL, PodMúsica:
(http://www.podbrasil.com.br/podcanais/podmusica/index.php)

É um espaço para bandas independentes. O apresentador Sérgio Cestaro dá algumas informações sobre a banda e depois o som é tocado. O programa que eu ouvi trazia duas músicas do grupo "O Teatro Mágico". É um ótmio jeito de levar ao conhecimento de todos as produções independentes, que têm a internet como principal aliada na divulgação se seus trabalhos.

Grupo: Ivo Felipe, Mariana Felippe e Xenda Amici

Anônimo disse...

Pod Brasil, Achados e perdidos com Marcelo Tas:
Bom dia, boa tarde, boa noite. Este é um podcast que conta histórias inesperadas que acontecem por esses hoteis no Brasil. O podcast é bem ao estilo das velhas radionovelas e o seu conteúdo é puro entretenimento.

pod brasil,Se não me falha a memória:
É um podcast que ja tem um publico alvo mais segmentado, os fãs de rock and roll. No caso os ouvintes de rock mais antigo. Como um bom programa de música o podcast é bem dinâmico, sempre com trilha de fundo.

Estes são dois exemplos de podcastings dedicados ao entretenimento. No entanto podemos encontrar os mais variados assuntos e debates. Os temas são tratados normalmente para um público especifico, que baixa o podcasting porque se interessa por este tema. Não é simplesmente uma posto de rádio que ouvimos enquanto faze,os outras coisas. É como uma programação personalizada que tende a prestar cada vez mais atenção nas necessidades especificas daquele tipo de ouvinte.

Gonçalo Pires
travellingsouthamerica.blogspot.com

Bruna Rocha disse...

Atividade sobre podcast

Grupo: Bruna rocha,Raphael Andrade e Rubia Menezes

O Podcast analisado foi o Inside Games da podbrasil.
Neste "Pod" a dupla Léo e Nino Martins mostram o que acontece no mundo dos games, com lançamentos, reviews, previews, novidades. Bom, pelo menos esse é o propósito do "Pod" que eles montaram. Mas pelo que percebi só fica no propósito.
Pois há mais brincadeiras do que qualquer outra coisa. É aceitavel que se tenha brincadeiras em um podcast de games, afinal games são para diversão, para lazer, mas isso não quer dizer que não tem que ser levado a sério.
Há muitos jogadores "grande parte dos adolescentes" que levam essa "brincadeira" muito a sério.
Quem está acostumado a ler revistas de games, ou até mesmo notícias que saem pela internet, sabe que neste podcast poderia ter algo mais bem montado. Com as características que o usuário quer e precisa.
Apesar de mostrar pouquíssimos lançamentos, reviews, previews, se comparado a quantidade de notícias que há por dia no mundo dos games, este "pod" possui sessões muito interessantes. Como a mensagem da semana que oferece um jogo para a frase mais "idiota", de acordo com eles.
É uma pena que uma frase assim tenha que ganhar, mas já é algo considerável para este podcast.

Ruby´s News disse...

Podcast
Grupo: Rubia Menezes e Raphael Andrade

Amado Mestre,

Fizemos comentários distintos sobre o assunto, pois até agora foi falado sobre podcasts, mas não disseram de onde vieram os podcasts.

brurapha.blogspot.com (esse comentário foi feito pelo Rapha)

crazygirl2007.wordpress.com (meu comentário)

favor analisar os dois comentários,OK?
Um abraço

.:*:. Mi .:*:. disse...

Grupo: Camila Alvarez, Dennys Marcel, Felipe Santos e Maria do Socorro.

Professor, cada um do grupo ficou encarregado de ouvir um podcast e todos ouviram um em comum. Postei as análises no meu blog também, se for mais fácil de ler...

Camila e Maria ouviram podcasts voltados ao público feminino.
Felipe e Dennys ouviram podcasts voltados para o esporte.
Todos ouviram o Mundo Estranho, um podcast voltado para jovens.

Análise da Camila -
Banheiro feminino (www.terra.com.br/podcast) - Um programa para discutir assuntos que incomodam as mulheres, a edição ouvida falava sobre pêlos e se as mulheres deviam se render à pressão feita pela mídia quando o assunto é depilação, a apresentadora e uma convidada discutiam o assunto, a convidada era contra a depilação e a apresentadora à favor (não é para menos, o patrocinador do programa é a linha de depilação Veet.) A idéia do programa é fazer com que as conversas pareçam mesmo com conversas que as mulheres têm nos banheiros públicos, levam a conversa no bom humor.

Se eu fizesse um podcast seria mais no estilo do Mundo Estranho, voltado para assuntos variados e para um público jovem, sem distinção do sexo, o Banheiro Feminino é um pouco feminista, não é ruim, mas é muito selecionado.

Análise da Maria -
Fashion Marketing 2006 (www.podbr.com.br) - Já está meio abandonado, desde maio de 2006 que não é atualizado, mas é interessante para quem gosta do mundo da moda. Postado sem uma ordem certa, mas com uma diferença máxima de três dias. Não é um programa corrido, como os outros e sim rápidas entrevistas com quem faz ou cobre a moda. Não tem patrocinador próprio.

O meu podcast seria bem diferente deste, é mais interessante fazer um podcast em forma de programas, como os outros quatro observados e não um de entrevistas aleatórias, como este. Parece que se está longe do público. Um podcast mais interativo chamaria mais a atenção das pessoas.

Análise do Dennys -
Podcast Esportes (www.podbrasil.com.br) - Um programa semanal apresentado por Ari Magatti e Valter Cavalcanti, eles falam sobre os esportes em geral, vôlei, futebol, fórmula 1, basquete e tantos outros. Um programa que também mistura humor, os esportes são discutidos, mas de forma bem espontânea e puxando para o lado engraçado.

Se eu tivesse que fazer um podcast faria exatamente como o Podcast Esportes, eles discutem o esporte sempre com bom humor e se preciso tiram sarro mesmo dos atletas, só não concordei em mandarem o Rubinho bater no muro, mas aí já é pessoal. Faria um podcast de esporte com um cunho humorístico.

Análise do Felipe -
Bola nas Costas - 2ª edição (www.globoesporte.globo.com) Podcast voltado para o esporte, “Bola nas Costas” tem como principal característica o humor. Embora bem humorado, este podcast não abandona sua função de jornalismo informativo, mesmo que tratando a informação de forma irônica e brincalhona – e as informações mais inusitadas de todas.

Se eu fosse fazer um podcast, utilizaria o humor e com certeza o voltaria para o esporte. Com certeza eu faria algo muito parecido com o “Bola nas Costas”. Outro ponto positivo são os assuntos bordados pelo programa, as informações que quase todos julgam inútil mantêm este podcast no ar – e com o apoio da globo.com

Podcast que foi ouvido por todos -
Mundo Estranho Podcast (www.podbrasil.com.br) - Podcast da revista Mundo Estranho, da editora Abril. Um programa semanal que promove a revista e fala sobre assuntos ligados às edições publicadas. Voltado para jovens, um programa bem-humorado, no estilo do programa Pânico da rádio Jovem Pan. Na postagem ouvida eles falavam sobre um filme que iria estrear (Escola de Idiotas) e davam dicas de como conquistar meninas, o assunto do filme. Eles também lêem e-mails que são mandados pelos internautas.

Observação geral -
O que pudermos reparar é que os podcasts são feitos para um público sobre medida, seja ele jovem, esportista, homem ou mulher. Cada podcast tem um público alvo, bem diferente do rádio e da TV que procuram um público alvo, mas dão um jeito para que todos possam assistir ou ouvir o programa. No jornalismo é interessante, porque se especializa em um só público e os assuntos são diretos. Outro ponto que foi possível de observar é que como ainda não são mtuito divulgados há pouca publicidade.

Camila Alvarez.

Ivo Felipe disse...

Grupo:Ivo Felipe, Mariana Felippe de Oliveira e Xenda Amici

Achados e perdidos, PodBr, "Novos Ricos"

Uma história envolvente com efeitos sonoros e falas torna esse podcast uma verdadeira novela. Divertido e dinâmico, Marcelo tas, conta uma história muito engraçada e interessante, prendendo o ouvinte até o desfexo da história. No final, o inesperado acontece e Marcelo Tas entrevista os envolvidos no caso, com um senso muito bom de perguntas. Esse podcast é engraçado e interessante, com um toque de jornalismo de relato e muito bem feito.
As histórias de Achados e perdidos é um podcast indispensável, pelas histórias divertidas e pela figura de MArcelo Tas que foi e continua sendo uma pessoa muito importante no jornalismo brasileiro.

Anônimo disse...

Professor, tá lá no nosso, blog, só clicar no nome.

Anônimo disse...

Tarcisio Oliveira

Podcast: Codigo Livre
Apesar de só descobrir o que é podcast quando comecei a fuçar e até agora não sei explicar o que é direto, achei muito legal o podcast no qual eu ouvir, Código Livre, é uma espécie de rádiojornalismo apresentado por Ricardo Macari e Adriana, só é uma pena que o provedor deles vivem dando problemas e assim eles acabam perdendo sempre algo que foi postado, penso que eles deveriam manter o podcast mais atualizado.

visitem
http://codigolivre.podcastbrasil.com/

Cahe´s blog disse...

Cavalheiro,

O comentário está no blog.

Carlos Freire

Lua Fernandes disse...

Luana Fernandes e Lorrayne França.

http://www.luafernandes.blogspot.com

Só passar lá!!!

José Barbosa disse...

http://urubumalandro01.blogspot.com/

cavalcanti nosso trampo..!